Sítio Hipona
                 Noções de coleta e de herbário

25 de março de 2004 - 6ª série

Áreas envolvidas: Ciências e Educação Física.

          A montagem de coleções contendo organismos vivos é uma prática que existe desde a Era Antiga. Porém, somente no século XVIII, ela atingiu um status científico e sistemático a partir dos trabalhos taxonômicos desenvolvidos por Lineu.
          No caso específico de plantas, as coleções são chamadas de herbário. A montagem de um herbário inclui a coleta e seleção de plantas, classificação dos organismos em grupos taxonômicos (reino, filo, classe, ordem, família gênero, espécie) e posterior secagem ou armazenamento em via úmida contendo álcool a 70%.
          O estudo de plantas envolve, dessa forma, tanto técnicas específicas de coleta (travessia de córrego por meio de ponte de cordas e "falsa baiana" e deslocamento pela mata) e armazenamento dos espécimes, quanto mecanismos para sua classificação.

CIÊNCIAS: Professor Luís Gustavo da C. Galego
          O intuito deste trabalho é colocar o aluno em uma situação real de coleta de plantas e outros vegetais, de forma a envolvê-lo com o trabalho desempenhado por botânicos. Além disso, possibilitar ao aluno reconhecer, in loco, os diferentes grupos vegetais (Talófitas, Briófitas, Peteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas), bem como instrumentalizá-los em técnicas de conservação de espécimes coletados.

EDUCAÇÃO FÍSICA: Professores Darcília A. Falco e Marcos Antonio Ferreira de Jesus
          Para se alcançar o local das coletas serão realizadas travessia do córrego e observação da mata ciliar, com apoio e orientação dos professores de Educação Física, quanto à maneira adequada de caminhar e executar a passagem pela ponte e "falsa baiana".
          Assim, o aluno poderá desenvolver sua imaginação, suas habilidades motoras (aprimorando as propriedades musculares - força e resistência), exercitar seu equilíbrio, estimular sua autoconfiança e vivenciar diferentes formas de atividades físicas em momentos de descontração e alegria.

Clique nas fotos para ampliá-las.