Sítio
Hipona
Noções
de coleta e de herbário
25 de março de 2004 - 6ª série
Áreas envolvidas: Ciências e Educação Física.
A
montagem de coleções contendo organismos vivos é uma prática que existe
desde a Era Antiga. Porém, somente no século XVIII, ela atingiu um status
científico e sistemático a partir dos trabalhos taxonômicos desenvolvidos
por Lineu.
No caso específico
de plantas, as coleções são chamadas de herbário. A montagem de um herbário
inclui a coleta e seleção de plantas, classificação dos organismos em grupos
taxonômicos (reino, filo, classe, ordem, família gênero, espécie) e posterior
secagem ou armazenamento em via úmida contendo álcool a 70%.
O estudo de
plantas envolve, dessa forma, tanto técnicas específicas de coleta (travessia
de córrego por meio de ponte de cordas e "falsa baiana" e deslocamento pela
mata) e armazenamento dos espécimes, quanto mecanismos para sua classificação.
CIÊNCIAS: Professor Luís Gustavo da C. Galego
O intuito deste
trabalho é colocar o aluno em uma situação real de coleta de plantas e outros
vegetais, de forma a envolvê-lo com o trabalho desempenhado por botânicos.
Além disso, possibilitar ao aluno reconhecer, in loco, os diferentes grupos
vegetais (Talófitas, Briófitas, Peteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas),
bem como instrumentalizá-los em técnicas de conservação de espécimes coletados.
EDUCAÇÃO FÍSICA: Professores Darcília A. Falco e Marcos
Antonio Ferreira de Jesus
Para se alcançar
o local das coletas serão realizadas travessia do córrego e observação da
mata ciliar, com apoio e orientação dos professores de Educação Física,
quanto à maneira adequada de caminhar e executar a passagem pela ponte e
"falsa baiana".
Assim, o aluno
poderá desenvolver sua imaginação, suas habilidades
motoras (aprimorando as propriedades musculares - força e resistência),
exercitar seu equilíbrio, estimular sua autoconfiança e vivenciar
diferentes formas de atividades físicas em momentos de descontração
e alegria.